Como evitar pagar as chamadas do apoio ao cliente

Escrito por Pedro Andersson

19.03.17

}
3 min de leitura

Publicidade

Porque é que tenho de pagar para ligar para o Apoio ao Cliente?

Quem já leu este artigo aqui no blogue na semana passada pode passar à frente. Como percebi que havia ainda muitas pessoas que não sabiam que podem pedir que lhes devolvam o valor que pagam (mesmo que seja uma avaria da operadora de telecomunicações) na fatura seguinte, decidi escrever uma Crónica no EXPRESSO sobre isso.

Só acrescentei um detalhe sugerido por um espectador: pedir que o contactem através do Facebook da empresa. Assim eles ligam para si (o cliente) e escusa de pagar a chamada que, em alguns casos, é cerca de 1 euro cada vez que liga. Boa dica!

Aqui vai o texto da Crónica de Poupança desta semana e o link se quiserem ler no original no fim do artigo.

 

Quase todos nós já tivemos de ligar para o apoio ao cliente da nossa empresa de telecomunicações para colocar uma dúvida, resolver um problema ou relatar uma avaria. Já há bastante tempo que em muitas empresas passámos a pagar as chamadas que deveriam servir para nos ajudar. Um conselho sobre o que deve fazer (e um truque se não quiser telefonar)

PEDRO ANDERSSON/SIC

Esta semana tive de ligar para a minha operadora de telecomunicações porque um dos serviços não estava a funcionar. Atualmente, muitos dos apoios ao cliente destas empresas (e de outros sectores também) são pagos. Algumas operadoras cobram quase 1 euro de cada vez que ligamos. Ou seja, ligamos para reclamar de um problema causado por eles e ainda por cima temos de pagar. É completamente tonto.

Liguei. Esperei. Relatei a situação. Tomaram conta da ocorrência e disseram-me que iam tentar resolver. A senhora estava a despedir-se quando lhe perguntei se ia pagar a chamada.
Resposta:”Ah! Pois. Está bem, não se preocupe. Vou creditar-lhe a chamada na próxima fatura.”

Ou seja, vou pagar na mesma, mas depois descontam.

Em todo o caso, é assim que estão as coisas. Portanto, sempre que ligo para relatar um problema peço no final para que me creditem o valor da chamada na fatura. Acho completamente desarrazoado estar a pagar para resolverem um problema do serviço deles pelo qual não sou responsável.

Até agora sempre o fizeram na minha operadora. Se quem reclama não disser nada, o mais provável é que a chamada seja cobrada na fatura seguinte. E são mais uns trocos que perde – e que eles ganham, por um serviço que deveria estar incluído no preço da mensalidade.

Algumas operadoras limitam o crédito a 3 chamadas por mês. A partir daí cobram mesmo.

Há quem faça a queixa na página de Facebook da operadora e peça que o contactem. Assim não paga nada. Truques que deviam ser desnecessários.

Não sei se nas vossas operadoras também é assim. Perguntem sempre se vão pagar a chamada. Eu já aprendi esta lição há muito tempo.

http://expresso.sapo.pt/economia/2017-03-19-Nao-vou-pagar-a-chamada-certo-

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (1 a 7 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Pedro Cotta

    Pedro. Peço desculpa mas não entendi por completo o seu artigo. Para não pagar a chamada basta: 1) reclamar na página do Facebook da Operadora? ou, 2) pedir no final para que creditar o valor na fatura do próximo mês?

    Responder
  2. Antonio Vasconcelos

    Boas, deixo aqui uma alternativa… Todas essas empresas têm um contacto para se quando está no estrangeiro conseguirmos contactá-las…

    E esses contactos são de rede fixa (começam por 2…) ou móveis (começam por 9…) basta lhes pedirem esses números…

    Visto que a maior parte das pessoas não paga chamadas para contactos começados por 2 ou 9… é uma boa opção….

    Por exemplo, Contactos do apoio ao cliente a Partir do “estrangeiro”:

    NOS- 929001799
    EDP- 210016384
    Via Verde- 210008010

    Responder
  3. António Batista

    Boa noite
    Há um “site” que já tem vários números alternativos de empresas, para que não paguemos as chamadas 707 e
    outras de valor acrescentado.
    Já experimentei e resulta.
    https://707.pt/

    Responder
  4. Bôda

    NOS- 929001799

    Número não atribuído

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.