VÍDEO EURIBOR negativa – O banco devia estar a pagar-lhe a casa

O banco pagar-me a casa?

Há milhares de casos de pessoas que têm spread de 0,3 ou menos que neste momento, se têm EURIBOR a 3 meses, o banco devia estar a pagar-lhes a casa.

É que no contrato está escrito que a taxa de juro é o spread +  EURIBOR no prazo definido. Como a EURIBOR a 3 meses já ultrapassou os 0,3 negativos a soma dos dois valores dá uma taxa de juro negativa. Quando a taxa sobe para valores estratosféricos o cliente só tem é de pagar, mas quando é o contrário, os bancos estão a limitar as descidas a zero.

Não vou entrar na questão se é justo ou não: é o que está escrito no contrato. Se fôssemos nós a não cumprir teríamos os advogados deles à perna no dia seguinte.

O Banco de Portugal, como podem ver na reportagem do Contas-poupança desta semana já teve várias posições diferentes. Contactámos o Banco de Portugal mas recusaram-se a responder. Esperámos por uma resposta durante 2 meses.

Veja a reportagem em VÍDEO

Podem ver ou rever a reportagem aqui (Esta versão do vídeo já tem o erro corrigido| 16/3/2017):

NOTA: Fui alertado por vários espectadores (a quem agradeço) que fiz mal um cálculo. O valor do exemplo que refiro no final da reportagem do caso de quem pediu 150 mil euros e tenha uma taxa negativa de 0,029, é anual e eu refiro que é mensal. Portanto o que os bancos deveriam estar a pagar seria 43 euros por ano e não por mês. Peço desculpa pelo lapso não intencional e corrigirei o mais depressa que puder quando a reportagem for novamente emitida. Seja como for a questão de princípio mantém-se exatamente igual.

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2017-03-15-Euribor-esta-negativa-ha-varios-meses-mas-bancos-estao-a-limitar-a-descida-dos-juros-dos-clientes

Como refiro na reportagem, os bancos têm a faca e o queijo na mão e recusam-se a fazer as contas corretamente. O Banco de Portugal não diz nada e só o Parlamento pode esclarecer a situação. Há um ano que as leis que podem esclarecer a situação estão nos corredores da Assembleia da República.

Aguardemos. Mas pelo menos fique atento aos juros que está a pagar e aos que deveria estar a pagar realmente.

 

 

 

 



2 comentários em “VÍDEO EURIBOR negativa – O banco devia estar a pagar-lhe a casa

  1. Ana Reply

    Sim, e então?! estando atentos o que podemos fazer nós para mudar o que quer que seja?

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Ana. A sua pergunta diz tudo sobre porque é que as coisas estão como estão. No seu caso pessoal já reclamou junto de quem?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *