Carta de Condução mais barata e mais rápida

Partilho convosco a Crónica desta semana que escrevi no Expresso.

É o resumo com algumas atualizações da reportagem que fiz recentemente no Contas-poupança, na SIC. Tem também os links diretos para os vários sites referidos para que possa fazer atualizações da sua Carta de Condução ou do seu veículo exclusivamente online, sem ter de ir para as filas do IMT. E ainda por cima é mais barato.

No final tem o link para a página no Expresso.

São famosas as filas imensas no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) de Lisboa e Porto: são pessoas que querem revalidar a carta de condução, pedir uma segunda via ou (até agora) alterar a morada. Tudo isso ficou mais simplificado, rápido e mais barato se o fizer pela internet.

PEDRO ANDERSSON/SIC

Desde 1 de janeiro deste ano, basta ir ao sítio web do IMT, registar-se, preencher o seu pedido, pagar pelo multibanco e receber comodamente em casa a sua nova carta de condução. Demora cerca de 2 semanas.

Por fazer os seus pedidos pela internet tem automaticamente um desconto de 10% (em vez de €30, paga €27), mas uma das principais poupanças é de tempo. Muitas vezes era preciso perder uma manhã ou uma tarde só para tratar de uma alteração relativamente simples ou entregar um atestado médico. Agora pode digitalizar o atestado e o processo avança online. A partir de abril, nem isso é preciso. Os servidores do IMT vão buscar automaticamente o atestado aos computadores do Serviço Nacional de Saúde.

Se der erro, pode ser por isto

Alguns utilizadores queixaram-se que não conseguiram fazer o registo no IMT online e que acabaram por ter de ir para as filas na mesma. Pelo que me explicaram no IMT, na maior parte dos casos esse erro deve-se ao facto de os utilizadores estarem a inserir dados que não batem certo com os que estão nas bases de dados deles. Por exemplo, a freguesia pode ter mudado de nome com a fusão de freguesias ou já tem nome de casada ou voltou ao de solteira, coisas assim. Deve contactar o IMT para saber que informação errada está a inserir.
Mas a principal novidade é que desde janeiro deste ano já não precisa atualizar a morada da sua carta de condução.

A que conta é exclusivamente a que tem no cartão do cidadão. Pode agora mudar de casa as vezes que quiser que pode manter a morada “errada” na Carta sem problema e sem correr o risco de apanhar uma multa.

Da próxima vez que fizer uma revalidação ou alteração, já vai vir sem a morada e esse problema vai ficar automaticamente resolvido para sempre.

Também pode alterar os dados do seu veículo sem ter de ir para as filas e pedir o dístico para pessoa com deficiência e tratar de outros assuntos.

E as cartas ainda em papel?

Infelizmente, tratar destas situações online só se aplica a quem já tem a carta de condução “moderna”. Os que têm a carta de condução em papel “cor de rosa” têm dígitos diferentes das cartas mais recentes e não têm fotos digitalizadas nas bases de dados do IMT. Por isso, o processo digital não pode avançar para já nesses casos.

Outra dica: não precisa ir às delegações físicas do IMT em cada capital de distrito. Em qualquer Espaço do Cidadão pode fazer isso – em alguns casos até em estações de correios. Basta ir ao Portal do Cidadão e pesquisar “carta de condução”. Tem, nos resultados, todos os locais perto de si onde pode tratar da Carta de Condução.

Para ir buscar a primeira carta de condução e outras operações de homologação de matrículas, por exemplo, tem mesmo de ser presencialmente. Mas uma coisa de cada vez.

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-01-29-Carta-de-conducao-mais-simples-mais-rapida-e-mais-barata

 



7 comentários em “Carta de Condução mais barata e mais rápida

  1. Catarina Filipa Moreira rato Reply

    ja tentei tirar e nao consigo agora queria comprar

  2. António Ribeiro Reply

    E como é que se paga por multibanco? Eles mandam a referencia e a importância, como?

  3. nelson correia gaspar fernandes Reply

    minha morada é rua avis 96 evora codigo postal é 7000-591 sou o nelson correia gaspar fernandes e gostava que me devolvesem o quee de meu é de direito minha licenca de motorizada

  4. nelson correia gaspar fernandes Reply

    boa tarde eu venho reclamar minha licenca de motorizada que tirei em 1994 ,perdia na cidade do porto pra onde fui viver e quando vim morar pro alentejo é que me apercebi que a tinha perdido desloquei me ao imtt e la informarao me que nao tinha nada registado pois é impossivel nao ter nada registado porque a tirei na cambera de lagos em 1994 e nao me quiseram devolver me a 2 via pois acho um abesuro pois tenho direito a ela

  5. Sandra Varela Reply

    Boa noite! Gostava de retificar a vossa notícia,pois diziam que só conseguiam renovar a carta de condução online,quem tivesse as novas cartas de condução mas não é assim, pois tenho a carta de condução em papel cor de rosa ( a primeira que fiz á 23 anos atrás) e agora resolvi renovar e fiz online e consegui. Utilizaram a foto do meu cartão do cidadão é já a recebi em casa. Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *