VÍDEO – Pequenas grandes despesas no seu orçamento mensal




Despesas que pode reduzir ao longo do ano

Podem ver ou rever aqui abaixo a reportagem desta semana do Contas-poupança sobre algumas despesas “normais” do dia-a-dia que ao longo do ano podem consumir uma parte importante do nosso orçamento. Fiz as contas a vários exemplos.

Jogos, tabaco, pequeno-almoço e lanche fora de casa e outras pequenas despesas de que se lembre ou que se apliquem ao seu caso podem absorver mais dinheiro do que julga. Se fizer as contas a quanto gasta por ano pode ter uma grande surpresa.

Não lhe faz falta para outras coisas?

O objectivo da reportagem não é dizer se deve ou não ter essas despesas. Como gasta o seu dinheiro é assunto pessoal e ninguém tem nada a ver com isso. O que quero chamar a atenção é que deve saber sempre (para ter umas finanças saudáveis) se tem orçamento suficiente ou não para suportar esses gastos. Em alguns casos, pequenas despesas repetidas diária ou semanalmente representam centenas de euros ao fim do ano.

O que gasta com uma coisa “inofensiva” pode ser mais do que o que paga de seguros dos carros ou de IMI. E se lhe falta esse dinheiro quando precisa pagar essas despesas pode ter acontecido ter sido gasto em coisas menos importantes.

Cada um tem de fazer as contas ao seu caso e avaliar a sua situação.

É um bom tema de reflexão. É apenas isso que pretendo. Não quero fazer juízos sobre como as pessoas gastam o seu dinheiro.

Boas poupanças!

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2017-01-04-Despesas-que-podemos-reduzir-ao-longo-do-ano

 

Lembram-se de mais despesas que passam despercebidas?

 

 

Sobre Pedro Andersson 252 artigos
Jornalista responsável pela rubrica "Contas-poupança" na SIC

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.