VÍDEO – Dicas para poupar combustível

Conduzir e poupar ao mesmo tempo

Há reportagens que me mudaram enquanto consumidor. Esta foi uma delas.

Nunca me considerei bom condutor nem percebo nada de carros. Que me desculpem os para quem estas dicas são óbvias. Para mim, muitas delas (ao ver a minha condução representada num gráfico absurdo) foram uma novidade que alterou daqui para a frente a minha maneira de conduzir.

Espero que pelo menos uma das dicas seja importante para si para melhorar a sua condução. Claro que se estiver atrasado para um compromisso lá vão as dicas todas ao ar, mas pelo menos sei conscientemente o que estou a gastar.

Podem rever a reportagem AQUI:

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2016-11-10-Como-poupar-combustivel-enquanto-se-conduz

Pode poupar o equivalente a 0,25 € por litro

Não é nenhuma excitação conduzir assim de forma económica. É mais divertido fazer de conta que sou piloto de Fórmula 1. Mas há aqui dicas que fazem todo o sentido e medindo de facto os resultados há coisas que são óbvias, como por exemplo o nosso comportamento nas filas de trânsito. Pode poupar mais de metade do combustível, e chega lá ao mesmo tempo!

Conhecem mais dicas para além destas?

(Há mais dicas que aprendi com esta formação, mas não dava tempo para falar de todas).

wp-1478688508074.jpg

Como já sei que alguns vão perguntar, este curso é feito para empresas, não para particulares. Foi uma excepção para a SIC no âmbito da reportagem. A ideia foi partilhar as dicas que aprendemos e não a existência do curso. Caso queiram fazer o curso a nível particular terão de contactar esta empresa ou outra que façam estes cursos. Eu não tenho detalhes sobre isso. Basta pesquisarem “formação condução” no Google e falarem com a empresa que quiserem.

banner-contraponto-v2

2 Comments

  1. Bom dia.
    Adoro as vossas dicas e estão de parabéns pelo programa.
    Gostaria de saber como se faz para entrar e sair do estacionamento sem usar o acelerador, como foi comentado no vídeo?

    Muito obrigada

    Tina Oliveira

  2. Albertina Oliveira,

    É possível entrar e sair do estacionamento sem o acelerador mas com algumas condicionantes. Primeiro, é mais facil em carros a diesel devido à sua “força” em comparação a carros a gasolina (esta diferença é menos notória em carros novos). Em segundo, se a rua for bastante inclinada, terá sempre que usar o acelerador pelo que o relevo neste caso é importante.
    Assim, se possuir um carro com a “força” necessária e para ruas pouco inclinadas, basta levantar a embraiagem (o carro andará naturalmente) e controlar a trajetoria com o travao caso necessário.

    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos.

1 Trackback / Pingback

  1. Lisboa-Viseu a 110 Km/h. Vale a pena? - Contas Poupança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.