Poupar na condução – vou poupar 195 € por ano

Descobri que andei a conduzir “mal” nos últimos 25 anos (desde que tirei a carta, basicamente). Por exemplo, com a primeira chego a gastar 90 litros aos 100!

Fiz um curso de condução eficiente/económica para aprender a poupar na estrada enquanto conduzo e mostro as principais dicas na reportagem do Contas-poupança mais logo no Jornal da Noite na SIC.

Conduzi um carro cheio de sensores que transmitiam segundo a segundo para um computador todos os comportamentos do carro de acordo com a minha condução: o que acelero, em que mudança, se meti a mudança cedo demais, tarde demais, como faço as retas e as rotundas, quantos km consigo fazer sem gastar combustível NENHUM e a que rotações meto a mudança seguinte ou quando reduzo. Qual a velocidade ideal para cada tipo de estrada e como reagir ao para-arranca.

p-andersson-result-sessao-1-eco-nov16-1

Aprendi imenso e partilho convosco os resultados mais logo no Jornal da Noite.

Se já são condutores extraordinários a poupar (não a acelerar – nisso somos quase todos “bons”) vejam na mesma só para confirmar que estão a fazer realmente bem.

Atenção que a reportagem de hoje não é um “acho que”. Está tudo medido rigorosamente e cheguei à conclusão que eu (fazendo 10 mil km por ano) vou poupar 195 euros por ano só por aplicar o que aprendi e que vamos explicar mais logo.

resumo

Se fazem 20 mil ou 30 mil km por ano as poupanças podem chegar aos 500 euros por ano. E chegam na mesma ao destino, chegando um pouco depois, mas em algumas circunstâncias mais ou menos ao mesmo tempo.

O Editor de Imgem Rui Félix está a terminar a reportagem neste momento.

wp-1478689504194.jpg

Não percam.

Até logo à noite.

 

5 Comments

  1. Boa tarde
    Seria positivo se pudesse mencionar o valor do curso, para melhor avaliar o custo/benefício. Este tipo de informação, que deveria estar disponível no web site sem qualquer tipo de contrapartidas, encontrasse muitas vezes “escondida” ou é completamente omissa.
    Obrigado

  2. Olá. A reportagem é sobre as dicas e não sobre o curso. Até agora não fazem a particulares só a empresas. Eu é que pedi para fazer para a reportagem. Mas Perguntei-lhes e ronda os 70 euros por pessoa.

  3. Bom dia,
    Muito obrigado por todas as dicas é com grande agrado que o sigo. Tenho apenas uma questão: um dos exemplos que fala é usar só a embraiagem só o acelerador quer em estacionamentos, quer em troca de mudanças. A questão é ao usarmos só a embraiagem e ao estarmos a usar o carro com poucas rotações e sem acelerar não desgasta e estraga mais o carro? Poupamos na gasolina mas depois não teremos de mandar arranjar o carro mais rapidamente? Obrigado pelo vosso trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.