Acabei de poupar 260 € nos seguros dos carros

Qual é o seu plafond para reboque do seguro do carro?

Serve esta pergunta, talvez estranha para a maior parte dos condutores, para lhe dizer que acabei de poupar por estes dias mais de 260 euros só nos dois seguros dos carros cá de casa.

Dada a minha conclusão, permitam-me explicar-lhes o que esteve na origem da poupança. Fui visitar a minha sogra a Viseu e, no regresso, o meu carro avariou. Ficou parado na estrada. Uma coisa elétrica. Nada a fazer a não ser chamar o reboque e regressar para Lisboa de táxi com a família (pago pela seguradora). Mas havia um problema. Pela primeira vez na minha vida, tive uma avaria relativamente longe de casa.

reboque

“Como é longe, o carro não vai hoje…”

Ao ligar para o seguro, avisaram-me que como estávamos a mais de 300 km, o carro não podia vir no próprio dia e teria de esperar 4 dias na “base” até a seguradora ter carros suficientes para transportar num daqueles camiões que trazem 5 ou 6 carros de uma vez. Resignado, aceitei. Previ uma despesa de vários dias de transportes alternativos para ir trabalhar e levar as crianças à escola.

Liguei a um amigo meu (especialista em seguros) que me deu a seguinte dica: “E já ligaste para a Assistência em Viagem a perguntar qual é o teu plafond e quanto é que tens de pagar a mais para trazerem o carro hoje?” Plafond? Qual plafond?

Os seguros que contratamos têm uma verba definida para o transporte do veículo em caso de avaria. E, obviamente, sai-lhes mais barato dividir várias viagens no mesmo reboque do que pagar por exemplo 400 ou 500 euros ao reboque para trazer só um carro. No meu contacto telefónico ninguém me informou sequer da possibilidade de que poderia pagar a diferença para o transporte do carro no próprio dia.

indenizacao-seguro-auto

Tem de perguntar à seguradora

Liguei novamente. Para minha surpresa, a senhora percebeu logo o que eu pretendia e disse-me que iria então ver qual era o meu plafond e que já me diria qual o valor que teria de pagar a mais. O que me explicaram é que se tivesse um plafond de 400 euros, por exemplo, bastaria pagar mais uns euros para evitar uma semana (mais a dos arranjos na oficina) a alugar carros ou a andar de táxi. Mas ninguém me informou disso. Tive de perguntar.

Infelizmente, o meu plafond era muito baixo (200 euros). Se quisesse trazer o carro para Lisboa comigo teria de pagar mais 170 euros. Fiz as contas e considerei que não valia a pena. Verifiquei também que o meu seguro só me dava um carro de substituição em caso de acidente e não de avaria. Senão estaria parcialmente resolvido o problema.

Serve isto para vos aconselhar a se informarem bem sobre o que querem exatamente do vosso seguro auto e qual é o plafond de reboque que vos interessa. Como tenho família em vários locais a mais de 300 km de casa a probabilidade de precisar de assistência em viagem longe de Lisboa é grande.

Liguei para o meu mediador e desta vez, em vez de simplesmente pedir para baixar o preço do prémio, pedi especificamente as coberturas que queria e percebi que tinha coberturas que já não me interessavam porque os carros já têm uns anitos.

Baixei 260 € com um telefonema

Em resumo, fiquei exatamente com as coberturas que preciso/quero neste momento, anulei as que já não me interessavam e poupei cerca de 130 euros em cada um dos dois seguros. Mais ou menos 260 euros. Só com um telefonema.

O plafond do reboque subiu para 400 euros. Já sei que se o carro avariar em Viseu, por exemplo, o carro vem logo comigo (um reboque de Viseu para Lisboa custava naquele dia 370 euros, porque conta a ida e o regresso). Eventualmente, pode acontecer ter de pagar uma pequena diferença (aos domingos e feriados é mais caro). Se avariar em Coimbra, talvez já não pague nada.

Moral da história: sempre que precisar de reboque para o seu carro e lhe disserem que tem de vir em “transporte coordenado” (naqueles camiões com vários carros) não se esqueça de perguntar quanto é que teria de pagar a mais para trazer o carro logo consigo. Pode compensar.

Informe-se sobre TODAS as condições da sua apólice atual e renegoceie-as. Eu baixei o preço e fiquei com condições melhores.

Para lerem a Crónica que escrevi no site da Visão têm aqui o link:

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-10-31-Conhece-mesmo-o-seu-seguro-do-carro-

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.