Cupões – Nem tudo é o que parece…

 

Leiam bem os cupões antes de os usar

Isto é só mais um alerta para lerem bem as letras miudinhas para não terem surpresas quando usarem cupões. Quero deixar claro que neste exemplo está tudo muito bem explicado nas letras pequeninas. Não há há aqui nenhuma informação errada e a mensagem por parte da empresa está toda correta e não há por onde pegar. Está tudo absolutamente legal, OK?

Agora vamos aos detalhes do marketing que podem levar alguns consumidores a tomarem decisões que não são as que pretendiam.

Olhe bem para este cupão

É de quanto?

galp-goodlife

Se respondeu 2 euros, está certo!

Não. Está errado! É “ATÉ” 2 euros. Nunca será de 2 euros a menos que seja camionista. Explico abaixo porquê.

O seu patrão chama-o e diz-lhe: “Pedro, vou aumentar-te o ordenado até 300 euros… se atingires este valor em vendas este mês”. Agora imagine que atingia o valor em vendas e afinal foi aumentado em 10 euros.  O patrão enganou-o? Não. Ele disse que ia ser aumentado até 300 euros. 10 € está dentro da margem que ele mencionou, certo?

Cuidado com o “até”

Este cupão tem um desconto ATÉ 2 euros. Portanto, a ideia que pode passar para alguns é que abasteça o que abastecer vai ter um desconto de 2 euros. MAS NÃO É ISSO QUE ESTÁ LÁ ESCRITO.

wp-1477608325142-e1477608383389-576x1024

Como poderão ler se ampliarem a imagem ou tiverem um exemplar (é o da Goodlife), diz claramente que é um desconto de 2 cêntimos por litro até um máximo de 100 litros.

Quantos de vocês é que abastecem 100 litros de uma vez? Mas isto faz algum sentido?

Não, mas eles quiseram fazer um cupão com 2 euros para parecer muito. Uma conta redonda. Para isso, tiveram de esticar até aos 100 litros mesmo que seja ridículo.

Portanto, com este cupão (que devem usar, porque é melhor que nada) embora o da app seja melhor porque bastam 25 litros, o máximo de desconto que terão é de 80 cêntimos se encherem um depósito de 40 litros mesmo até deitar fora ou de 1,20 € se encherem um depósito de 60 litros que já estivesse na reserva.

Em resumo, quando um cupão (seja de que empresa for) tiver a palavra ATÉ, leiam bem as letras miudinhas para terem a certeza do que vos estão a oferecer.

Nos posts que tenho escrito sobre estes cupões digo sempre 2 centimos por litro e não faço referência aos 2 euros justamente por causa disto.

Como já tenho um “mestrado” em cupões isto para mim é óbvio, mas uma espectadora alertou-me que muitos podem ser “enganados” por estes detalhes, por isso decidi partilhar esta pequena explicação.

Desculpem os que acham que isto é claro. Pode ser importante para os que estão a perceber só agora como isto funciona.

 

banner-contraponto-v2

4 Comments

  1. Na bomba o código de barras deu erro e ao que me disseram estava a pedir o Cartão Continente, sem o qual não poderia ter desconto. Eu estranhei mas foi o que me disseram. Não que a senhora parecesse especialista no assunto, antes pelo contrário. Mas se assim não for está a dever-me dois euros. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.