O que você não sabe sobre os descontos na luz e no gás

Os descontos na luz são reais?

Acha mesmo que lhe estão a fazer descontos “a sério” no mercado liberalizado da eletricidade e do gás?

Bem, a verdade é que alguns sim e outros não. Queimei algumas pestanas a fazer as contas que ninguém tem paciência para fazer e cheguei à conclusão que mesmo com descontos há situações em que os consumidores estão a pagar mais que no mercado liberalizado.

20161004_170438

Os descontos afinal são sobre quê?

E explico como podem ter a certeza a cada momento (pode ser já amanhã, depois do Contas-poupança) de que vão realmente poupar ao mudar para outra empresa de luz ou gás.  As diferenças entre ter uma empresa ou outra pode chegar aos 100 euros por ano. Se acha que é pouco, é o equivalente a mais de 200 pacotes de leite. Quem tem crianças sabe que com 100 euros pode fazer muita coisa.

20161004_170409

Reúna todas as faturas de 2015 e faça o teste

Se tiver paciência para um pequeno trabalho de casa, proponho-lhe que pegue no seu dossier com as faturas da luz (e do gás) de janeiro a dezembro do ano passado e que some todos os valores em dinheiro e dos consumos em kWh. Divida por 12 e fica já a saber quanto gasta em média por mês. Esse valor vai dar-lhe jeito depois de ver o Contas-poupança para avaliar se está a pagar demais ou não.

O relevante a reter é que pode estar a deitar dinheiro à rua sem saber. Até pode pensar que lá por já ter mudado para uma empresa do mercado liberalizado está a poupar, mas pode estar muito enganado. Veja porquê esta quarta-feira (amanhã), no Contas-poupança, no Jornal da Noite na SIC.

 

1 Comment

  1. Boa reportagem
    Mas era bom terem feito a comparação entre a EDP Comercial e a Universal. Pela reportagem,parece que a Endesa e Galp so querem encher os bolsos.
    Sei do que falo (porque trabalho na area), mas façam essa comparação e apresentem a resposta e os resultados.
    Fico a espera…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.