95 euros sem necessidade na fatura da luz

Fui a casa de uma senhora idosa que vive sozinha. Tinha uma fatura da EDP em cima da mesa. Por vício profissional, pedindo licença, analisei-a para ver se estava tudo bem. Por vezes os “velhotes” não percebem nada disto e têm uma potência contratada medonha sem necessidade e gastam imenso de luz sem perceberem porquê.

Serviços e seguros sem necessidade

3,45 kvA. Tudo normal. De repente dou com a mensalidade do “Funciona”!

edp-funciona-1

 

A senhora de 71 anos, que faz a comida na lareira (que bem que sabe a comida feita aqui nestas panelas de ferro de 3 pernas), paga 95 € por ano por um serviço que não faz a mínima ideia do que é.

edp-funciona-2

Nem sabe como “funciona”, nem jamais o acionaria se precisasse. Mas paga-o talvez há anos. Nem ela sabia quando tinha começado nem que o tinha.

Ajudem os (vossos) idosos a verificar as faturas

Por favor, quando visitarem os vossos pais ou avós ou familiares idosos ou sem este tipo de conhecimentos peçam para ver as faturas da luz (seja de que empresa for) e vejam se estão a pagar algum serviço que não precisam/conhecem.

Numa reforma pequena, pagar 7,90 € por mês (6,42 + IVA) sem necessidade é totalmente desnecessário. Pode ser o valor dos medicamentos na farmácia.

Nada contra o “Funciona” ou equivalente noutras empresas, desde que seja uma escolha consciente do cliente e saiba para que serve.

Caso contrário é só deitar 95 euros por ano para a rua. A senhora já não tem o “funciona”. Já está anulado.  Deve ter sido feito pelo telefone e disse que sim, sem perceber o que estava a contratar.