Combustíveis – Quer meter mais 10 litros no depósito?

Mas para que é que eu quero meter mais 10 litros de combustivel no depósito?

Por várias razões: se tiver uma acumulação de promoções numa marca de combustível ou um preço muito bom num posto, ou se sei que amanhã vai aumentar o preço posso aproveitar esses preços mais baixos… Ou se for fazer uma viagem grande e já sei que vou ter de abastecer duas vezes, 10 litros pode fazer a diferença entre parar uma ou duas vezes, às vezes para abastecer em plena autoestrada (com os preços correspondentes).

Mas como é que isso é possível?

Quem me conhece pessoalmente sabe que não percebo nada de carros. Por isso, cada vez que descubro coisas assim fico sempre fascinado. Portanto, os que sabem escusam já de se atirar ao ar porque a vida é mesmo assim. Há sempre um “Vasco da Gama” atrasado no ramo automóvel, neste caso, eu :).

Vamos a isto. Dentro da abertura do depósito de combustível há uma pequena patilha que, quando pressionada, retira o ar que está no depósito. No meu caso, depois de encher o depósito, pressiono esse botão com a ponta da mangueira e continuo a abastecer ao mesmo tempo. O ar sai e o combustível entra. Consigo colocar mais 10 litros na minha viatura. 50 em vez de 40 litros,

patilha combustíveis

E isso não é perigoso?

Pesquisei em vários blogues e li comentários de algumas pessoas que explicam que esse ar serve para absorver a expansão dos gases do combustível quando há altas temperaturas. Dizem que não se deve fazer isto se o carro ficar exposto ao sol a altas temperaturas durante muito tempo porque os gases não conseguem expandir-se. O raciocínio parece-me lógico.

Informem-se bem antes de fazerem isto se o quiserem fazer. É por vossa conta e risco.

Como tinha de ir do Algarve para Viseu, enchi o depósito no posto mais barato que encontrei antes de me meter na auto-estrada e bem me valeram os 50 litros que abasteci. Sempre que faço viagens grandes e apanho preços que dificilmente encontrarei nas próximas semanas faço isto. No dia-a-dia não preciso.

Se a patilhazinha fosse perigosa, duvido que lá estivesse. A função dela é retirar o ar do depósito. Uso-a quando entendo que o devo fazer. Se tiverem mais informações sobre isto digam. Tenho curiosidade e não encontro informação “oficial” sobre esta característica técnica dos carros,

 

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