IRS em conjunto ou separado? Mais um caso dramático

Continuam a chegar-me vários casos de contribuintes que optaram por entregar o IRS em separado, pensando que entregar em conjunto ou separado era apenas uma opção sem reflexo no valor a reembolsar.

A DIFERENÇA É ENORME! Deixem-me explicar outra vez, mas antes o caso:

Recebi esta mensagem de um espectador que quer ficar anónimo:

 

Eu recebi nesta segunda feira a liquidação do IRS e para meu espanto é para pagar quase 90€!!Eu sou a única fonte de rendimento cá em casa, vivo em união de facto e a minha companheira não tem qualquer rendimento.Tenho 3 filhos pequenos e todos os anos tenho sempre valor a receber e nunca a pagar.Liguei para as finanças e dizem-me que não deveria ter colocado união de facto,visto que fizemos o irs separado, e por isso não tenho direito as mesmas taxas de um pai solteiro, etc.

Eu até agora ainda estou deslocado, porque tenho os mesmos rendimentos há mais de 8 anos,o meu terceiro filho nasceu em 2015, mais despesas… e ainda tenho que pagar?? O que posso fazer? É normal?Eu pensava que era opcional fazer o IRS em tributação conjunta e agora sou lesado por não o ter feito? E ainda me dizem que devia ter colocado como solteiro??? Já fiz reclamação para as Finanças e a Deco aconselhou-me também fazer queixa na provedoria da justiça, porque não é normal!

A explicação para diferenças tão grandes

Vamos à explicação o mais simples que consigo: Quando entregamos o IRS em conjunto, as Finanças somam os rendimentos dos 2 como se fosse só de um (e as taxas de IRS podem baixar bastante se um ganha mais do que o outro) e dividem por 2 e depois subtraem as despesas de TODO o agregado familiar. Normalmente recebe-se dinheiro de reembolso.

irs outro

Se entregarem os 2 em separado o que ganha mais tem uma taxa maior de IRS e só deduz as suas despesas e metade das dos filhos. O outro que ganha menos, se calhar nem desconta IRS (como no caso acima) portanto deduz zero das despesas dela e deduz zero dos filhos. Perde um e perde o outro. E no final paga-se em vez de receber IRS. Foi o caso.

Em resumo, entregar em conjunto ou em separado É UMA OPÇÃO, mas a diferença dos valores pode ser enorme. Façam bem as contas para o ano. Este está perdido (Desculpem, normalmente sou optimista. Neste caso não).

Já fez “Gosto” na página de Facebook do Contas-poupança?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.