Já pode ir de carro elétrico para o Algarve

Uma das reportagens que mais me fascinou este ano foi a dos carros elétricos. Andei com um durante uma semana para fazer um Contas-poupança e confesso que fiquei rendido. Fiz todas as minhas voltas pessoais e profissionais com cerca de 5 euros. Se tivesse tarifa bi-horária, seria metade.  Basicamente, gastaria cerca de 10 euros por mês em “combustível”. Se abastecesse num dos postos espalhados pela cidade andaria de “graça” porque pelo menos até 2017 abastecer na rede mobi-E é grátis por ser ainda um teste-piloto.

4 novos Postos de Carregamento Rápido

Hoje foram inaugurados 4 postos de carregamento rápido no percurso A2 Lisboa-Algarve: Palmela, Alcácer do Sal, Aljustrel e Loulé. Vêm juntar-se a 3 já existentes: em Cascais, Aveiras e Pombal. O governo promete que até ao fim do ano serão 50.

Pela minha experiência no Posto de Carregamento Rápido de Cascais, demorou meia hora a carregar metade da bateria. Suspeito que se chegar lá com a bateria quase no limite vai demorar mais do que dizem…

Mas conduzir um carro elétrico é uma experiência extraordinária.

Veja o meu diário em vídeo da experiência com um carro elétrico

Fiz uma espécie de diário no canal do Contas-poupança no YouTube. Vejam se tiverem curiosidade. Têm aqui os 5 vídeos que coloquei ao longo de uma semana.
Há coisas boas e coisas más. Foi uma aventura que achei que seria interessante partilhar.

Vídeo 1 – O primeiro dia


Video 2 – Como se carrega um carro elétrico


Video 3 – Quanto custa carregar o carro em casa


Video 4 – Como é conduzir um carro elétrico


Video 5 – Como é abastecer o carro elétrico na rua (uma aventura…)

Compensa comprar um carro elétrico?

Podem ver ou rever AQUI a reportagem do Contas-poupança dessa semana sobre quanto custam os carros elétricos (novos e usados) e se compensa pagar mais para a poupança que produzem.
Confesso que acredito que há muitos casos em que compensará, mas há também muitas situações em que não é sequer uma opção.

Mas é importante saber como funcionam, as dificuldades que podem surgir e como podem ser contornadas.

Para mim, é a primeira vez que encontro um carro que pode não dar prejuízo. Lucro, duvido. Mas não dar prejuízo já é uma espécie de milagre. Sempre ouvi dizer que comprar um carro é dos piores negócios que podemos fazer na vida… Mas precisamos deles. É um facto. Avaliem.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.