IRS: Colocou SIM, a AT trocou para NÃO

Neste caso, a AT terá trocado a opção de uma contribuinte e isso pode custar-lhe 600 euros.

Agora que já quase todos receberam as notas de liquidação do IRS (bem sei que há uns valentes milhares que nem sequer ainda têm o IRS liquidado…), verifiquem se bate tudo certo com o que preencheram nos impressos do IRS.

Continuam a registar-se erros. Neste caso, pode ter afetado  quem optou pelo englobamento da Pensão de alimentos. A contribuinte Maria Santos partilhou no Facebook do Contas-poupança que assinalou SIM no formulário da AT e que depois no respetivo anexo a cruz apareceu no NÃO. Pediram-lhe para pagar 600 € quando não devia nem pagar nem receber.

exemplo irs

“Fiz duas simulações: UMA onde assinalei SIM (englobamento na pensão de alimentos) e dava que nem pagava e nem recebia. A segunda (não optando pelo englobamento)  pagava. Enviei a declaração com o (SIM) contudo o fisco alterou-me a declaração colocando: (NÃO)! Resultado fiz uma reclamação graciosa e aguardo pela resposta. Não pago até não me esclarecerem da alteração indevida e sem o meu conhecimento!”

Se Maria Santos não fosse ver em detalhe o que tinha acontecido teria de pagar 600 euros (neste momento ainda não sabe se vão aceitar a reclamação). É por estas razões que convém gravar o ficheiro que mandamos para as Finanças.

Creio que a explicação pode ser simples: com as mudanças no IRS este ano, os formulários da aplicação do IRS na internet foram atualizados e algumas perguntas mudaram , mas os campos correspondentes nos modelos “em papel”/pdf continuaram com as perguntas/respostas antigas. Portanto, o melhor é verificar se nos vários anexos em PDF (que podem consultar no Portal das Finanças) estão exatamente com as mesmas opções que colocaram nos formulários eletrónicos. Uma cruz no quadrado errado pode significar centenas de euros de diferença.

Este ano está mesmo complicado!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.