Saiba se já está pagar o sol no seu IMI

… ou se vai passar a pagá-lo.

Pontos a fixar:

  1. O sol e a varanda e as vistas, no código do IMI, aparecem como “Localização e operacionalidade relativas”. Eu bem procurava por “sol” e não aparecia nada…
  2. Então estamos a falar de quê? O que é isto da operacionalidade relativa? Encontrei a resposta no Portal das Finanças:

n) Considera-se haver localização e operacionalidade relativas quando o prédio ou parte do prédio se situa em local que influencia positiva ou negativamente o respectivo valor de mercado ou quando o mesmo é beneficiado ou prejudicado por características de proximidade, envolvência e funcionalidade, considerando-se para esse efeito, designadamente, a existência de telheiros, terraços e a orientação da construção; (Aditada pela Lei nº 53-A/2006, de 29/12)

Portanto, as vistas são “envolvência”, o terraço é “terraço” e sol é “orientação”. Ok. Percebi.

Fui à minha Caderneta Predial perceber se atualmente sou penalizado ou beneficiado com o sol, porque infelizmente não tenho nem varanda nem terraço.

caderneta predial cq

Como podem ver o meu Cq é de 1,060. E perceber como é que chegaram a este valor?

Depois de ler as instruções do IMI, concluí que este valor forma-se com o valor 1 mais a soma de todas estas características e subtraindo as características “negativas”. Estão aqui neste quadro .

Tabela IMI cq

Após queimar as pestanas a fazer contas, cheguei à conclusão que no meu caso o valor bate certo: 0,03 da garagem coletiva + 0,03 do ar condicionado (climatização). Ou seja, não estou, nem prevejo pagar o sol na próxima reavaliação que pedir.

Confirme se o seu IMI está certo

Com esta tabela, pegue na sua Caderneta Predial, veja qual é o valor que tem em Cq e confira se está a pagar o IMI justo ou se as Finanças estão a contemplar algum valor a mais ou a menos (no caso dos negativos). Aprendi muito nestes 2 dias graças a esta polémica.

Qualquer alteração no seu IMI só vai acontecer se pedir uma reavaliação. Em muitos casos compensa. No meu caso, com esta análise, percebi que posso pedir a reavaliação à vontade que não vai subir por causa do “sol”.

 

 

1 Trackback / Pingback

  1. A finta do Governo no IMI » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.