Como evitar faturas de luz e gás com estimativas

Já nos aconteceu a todos receber uma fatura enorme de luz ou gás com base em estimativas.

Não gastámos aquilo tudo, mas a empresa acha que bate certo com base em consumos anteriores ou simplesmente porque sim. Às vezes até argumentamos que demos a contagem e que aqueles números não fazem sentido, mas parece que fica tudo na mesma.

Pode haver muitas outras situações, mas uma das razões é darmos a nossa contagem da luz ou do gás em dias que não incluídos no período de faturação. Ou seja, demos a contagem “para o boneco”. Por exemplo, já tentei dar várias vezes a contagem de eletricidade da minha mãe e explicaram-me que para mandar na data “certa” tenho de ver em todas as faturas em que data foi emitida e depois somar mais 1 mês e tirar não sei quantos dias… Surreal e impraticável.

A partir de agora os comercializadores são obrigados a dizer NA FATURA em que dia ou dias deve mandar a contagem. E se mandar nesses dias e a sua contagem não tiver sido aceite tem todos os motivos para reclamar, já que se deu a esse trabalho (para seu benefício e da empresa, que não teve de enviar lá um agente).

edp

Foi publicado ontem em Diário da República (está AQUI o link) e acaba de entrar em vigor. As faturas de eletricidade vão ter que indicar qual a data em que a leitura da contagem deve ser comunicada ao fornecedor, segundo a diretiva da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Se isso não acontecer na próxima fatura chateiem o vosso apoio ao cliente. É uma informação útil para o consumidor.

Diz o DR que “os comercializadores e os comercializadores de último recurso devem informar os seus clientes em baixa tensão da data ou datas preferenciais para comunicação de leituras por parte destes”, através “da identificação dessa data ou datas, de forma visível e clara, na fatura de eletricidade apresentada ao cliente, devendo esta data ou datas ser consistente com a data e a periodicidade de faturação adotada pelo comercializador”.

Pode ser que assim, pelo menos em alguns casos, as contas entrem nos eixos e passem a ser mais “reais”.

3 Comments

  1. Boa noite
    Apesar de estar cansado dos abusos cometidos por estas empresas, neste caso tenho em abono da verdade dar a minha opinião.
    Já há algum tempo, meses, que no meu caso é na zona em que vivo, Vila Nova de Famalicão, que a EDP adicionou à fatura a data em que devo enviar a leitura. Mais, a app da EDP permite inclusive programar um alerta nessa data para o envio das leituras.
    Assim que ainda que útil a informação, está está desatualizada. Mas, bom, bom era que de uma vez por todas as edp em vez de por os clientes a trabalhar para eles, criassem postos de trabalho contratando fiscais para desempenhar essas funções… mas vivemos numa sociedade capitalista por isso, temos que nos conformar.

  2. Obrigado. A noticia é que TODOS são obrigados a fazer isso a partir de agora. E se já faziam antes com boa intenção agora têm mesmo de o fazer todos os meses.

  3. Bom dia,
    Recebi uma comunicação da EDP distribuição que irão proceder à substituição do contador que atualmente tenho na residência por um outro com novas funcionalidades.
    Alguém sabe que tipo de contador será?

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