Portagens com desconto – saiba onde

Portagens mais baratas – mas só nestes locais.

O mau tempo “antecipou” a cobrança de portagens na A28, ao arrancar os plásticos que tapavam os placards indicativos dos preços a cobrar no pórtico de Neiva, em Viana do Castelo, 07 de outubro de 2010. ARMÉNIO BELO/LUSA

Entra em vigor a 1 de agosto. O governo anuncia hoje que vai baixar as portagens em 15% nas autoestradas A23 Torres Novas – Guarda, A22 (Lagos – Vila Real de Santo António) e A24, entre Viseu e a fronteira de Vila Verde de Raia, no concelho de Chaves.

Pelo que li na LUSA, os descontos estendem-se à autoestrada A4, denominada Transmontana, entre Amarante e Quintanilha (Bragança), mas deixa de fora o troço entre Matosinhos (Porto) e Amarante. Ainda na A4, no Túnel do Marão, recentemente inaugurado, o preço praticado já abrange os 15% de desconto, diz o Governo.

A A25 também está abrangida, entre Albergaria-a-Velha e Vilar Formoso, mas não no troço inicial, que liga Aveiro a Albergaria-a-Velha.

No mesmo documento a que a agência Lusa teve acesso, o ministério do Planeamento e das Infraestruturas anuncia o alargamento horário e de descontos especiais a veículos pesados de mercadorias nestas autoestradas.

Os descontos adicionais para camiões de 10% no período diurno e 25% em período noturno e fim de semana passa para 15% e 30%, respetivamente, e é alargado à autoestrada A4 e Túnel do Marão. O período noturno também é alargado, em mais duas horas, entre as 20:00 e as 07:59 (sensivelmente 12 horas), quando até aqui estava fixado entre as 21:00 e as 07:00.

Se está a perguntar porque é que há troços com desconto de 15% e outros não na mesma auto-estrada, a justificação é que o novo regime de descontos nas portagens leva em conta critérios de poder de compra da população de cada concelho. Só concelhos mais “pobres” têm direito ao desconto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.