Como calcular os custos de eletricidade dos aparelhos?

É muito fácil dizer que precisamos poupar na eletricidade, mas pouco sabemos sobre onde exatamente estamos a gastar demais. Para poder tomar decisões acertadas em minha casa criei para uso pessoal uma folha de Excel para calcular como são os meus gastos com eletricidade.

Basta que tenham um aparelho qualquer como este que se vende nas lojas de equipamentos elétricos.

efergy

Ou que leiam no manual de instruções de cada aparelho quanto é que eles gastam em funcionamento e em standby. Colocam na folha de Excel o valor correspondente, quantas horas usam por dia, quantos dias por ano e ficam a saber quanto é que representa no vosso caso essa utilização de eletricidade por mês e por ano.

Simulador-custos-eletricidade (Ficheiro EXCEL – descarregue AQUI)

Assim já sabem onde cortar até terem uma fatura de luz que seja compatível com o que pretendem. Sem surpresas ao fim do mês.

E podem confirmar “a olho” se as faturas de eletricidade estão bem ou se há erros ou se afinal têm equipamentos a gastar mais do que pensam sem se aperceberem disso.

 

 

1 Comment

  1. Adoro as suas dicas, sou fascinada nestas coisas de poupanças e descontos. Já comprei dois aparelhos para ler o gasto dos aparelhos eléctricos mas nem eu nem na loja onde comprei me souberam explicar como funcionam. Gostava de encontar um aparelho que fosse de fácil leitura para perceber os meus consumos. Vou tentar encontrar este. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.