Reembolsos astronómicos no IRS. Veja se é o seu caso

Aparentemente é mais um “bug” no Portal das Finanças.

Vários espectadores estão a relatar casos de reembolsos “astronómicos” quando fazem a simulação no Portal das Finanças.

Neste caso da foto pelas contas do contabilista, a contribuinte terá de pagar cerca de 200 euros, mas o simulador das Finanças diz-lhe que vai receber mais de 10 mil euros!!!

Pelo que um contabilista certificado me explicou, a linha com a seta em baixo está a zeros mas deveria ser o resultado da subtração das duas linhas assinaladas acima. É como se as finanças se esquecessem de que o contribuinte tem de pagar imposto…

Mas o marido dela, com situação semelhante, tem uma simulação “realista”. O contabilista não percebe o que estará a causar este erro.

Um colega meu aqui na SIC costuma receber cerca de 3 mil euros de reembolso e sem nada ter mudado muito este ano, tem na simulação que vai receber cerca de 6 mil euros.

Portanto, se isto vos acontecer, o conselho deste contabilista (que seguirão se entenderem) é: entreguem na mesma, mas não fiquem a contar com esses valores. Isto é só um simulador. O que vão receber ou pagar estará correto, pelo menos temos de confiar nisso.

O contabilista que contactei aconselha neste momento a fazer a simulação noutro simulador como o da DECO por exemplo. Pela experiência dele este ano está a acertar mais do que o do Portal das Finanças…

Este print screen é de ontem, dia 5 de maio.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.